sexta-feira, julho 31, 2009

O que é Macumba?



Você sabia que a palavra Macumba era o nome dado a um instrumento musical de percussão utilizado pelos negros no final do século XIX e os tocadores eram conhecidos como Macumbeiros e por essa associação, ligada ao racismo e preconceito religioso estes termos foram deturpados e relacionados injustamente com trabalhos de magia-negra, perdurando até os dias de hoje ?

Popularmente, a palavra macumba é utilizada para designar genericamente os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, tais como os bantos, como o Candomblé e a Umbanda.

Macumba, na acepção popular do vocábulo, é mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, "despacho", coisa-feita, mironga, mandinga, muamba;

Palavra usada no sentido pejorativo para se referir ao candomblé ou à umbanda;

Diz-se mais comumente macumba que candomblé, no Rio de Janeiro, e mais candomblé do que macumba, na Bahia.

O conceito da macumba está tão arraigado na cultura popular brasileira, que são comuns expressões como "xô macumba" e "chuta que é macumba" para demonstrar desagrado com a má sorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar. São também muito comuns amuletos que vão desde adereços até objetos que remetem aos utilizados nos cultos religiosos.

Fonte: Wikipedia

quarta-feira, julho 29, 2009

Há inferno ? Há céu ? - Indagações Espíritas

O inferno tal qual nos é ensinado não existe, pois nesse lugar há almas aprisionadas eternamente em sofrimento.
O que existe é conhecido como Umbral e neste há vários níveis e sub - níveis de planos vibracionais, mas os sofrimentos não são eternos, nem as almas que lá estão ficarão eternamente no mal, pois tudo é criação Divina e Deus nos criou para alcançarmos a perfeição.
No Umbral os espíritos expiam seus erros e seus arrependimentos.
O céu como nos ensinaram, também não existe, pois não há seres angelicais ociosos tocando harpas e cantando hosanas e muito menos o descanso eterno.
O que existe são diversos planos espirituais com elevadas vibrações, onde seres superiores que estão em contínuo trabalho auxiliando aos seus irmãos menores na escalada até Deus.
(O Céu e o Inferno - Allan Kardec)

sábado, julho 25, 2009

Água Pura


"Quando há uma tempestade, a água que cai é pura. A chuva cai em montanhas, planícies e vales. De acordo com a região por onde a água da chuva passa, seu nome e sua forma sofrem mudanças. Mas, por causa dessas variações, não se deveria pensar que a água é diferente. Com base nos ensinamentos dos fundadores das diferentes crenças, considerando as exigências de tempo e circunstância de determinados países, e mantendo em vista as necessidades específicas das pessoas envolvidas, certas regras e certos regulamentos foram estabelecidos. Por causa disso, uma fé não deveria ser considerada superior e outra fé considerada inferior. O dever fundamental do homem é ter em mente as verdades sagradas que as crenças abraçam e as praticar em sua vida."

SATHYA SAI BABA

Baghavan Sri Sathya Sai Baba, pseudônimo de Sathya Narayana Raju é um guru indiano. É considerado por muitos como um Avatar (encarnação numa forma humana de um ser divino). O próprio Sai diz ser a segunda de uma tríplice encarnação: teria sido Shirdi Sai Baba, e futuramente será Prema Sai Baba. Nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh. Ele reside lá ainda hoje, recebendo milhares de visitantes do mundo inteiro em sua comunidade espiritual (ashram), chamada Prasanthi Nilayam, que significa "Morada da Paz Suprema" (shanti=paz, pra=suprema, nilayam=morada).
Fonte : Wikipédia

sexta-feira, julho 17, 2009

O diabo existe?


Vivemos em era em que tantas coisas ruins, desgraças, catástrofes, monstruosidades e todo o tipo de malefício acomete a Terra, seus habitantes e a própria natureza que podemos afirmar que vivemos tempos apocalípticos.

Neste contexto, sem querer excluir a própria responsabilidade dos seres humanos que afetam diretamente sobre a situação, tenho a clara certeza de que o "reino das trevas" também é atuante e aproveita deste caos para criar mais ignomínia neste torrão celestial.

Chamam as entidades do mal deste "reino das sombras" de demônios, diabos, anjos caídos, espíritos trevosos, espíritos obsessores, magos negros, quiumbas, encosto e outros nomes.

Várias são as alusões a esta "confraria do mal". A Bíblia já destaca que Satanás e seus asseclas estão soltos "por mil anos". Fala-se, em várias doutrinas e escolas, da queda de alguns anjos rebeldes. Outras filosofias religiosas falam dos "Dragões", das "Serpentes". Livros espiritualistas falam sobre "sombras", espíritos animalizados, kiumbas, obsessores, magos negros, vampirizadores, "cascões", "larvas astrais".

Existem ou não? Invenção humana ou realidade?

Acredito sim, que estamos também sob a influência desta "treva" porque demos guarida com nossas egoistas atitudes. Abrimos guarda pela descrença de que não existe o mal. Entramos em sintonia com os "seres da escuridão" através de nossas preferências pervetidas.

Não importa dizer se esses seres são apenas espíritos ainda presos ao mal e que serão libertados, nem se são anjos caídos, se são demônios eternos, se são criaturas fora da Luz Divina. Importa que existe um sub-mundo atuando negativamente sobre nós e, de nossa parte, criamos condições para esta atuação.

Muitos líderes mundiais, com seus atos insanos nos dão prova disso através das guerras e outras aberrações. O dia-a-dia nas grandes cidades, com a violência solta e impune nos mostra que estamos em situação desfavorável. Corrupção em vários graus. Miséria e injustiças. A sede pelo poder e pelo dinheiro, criam monstros em carne e osso.

Estamos sim com o "diabo" solto, porque o soltamos, através das magias negras, dos portões da invigilância que abrimos, das desgraças que plantamos na vida uns dos outros. As correntes que o aprisionava estão partidas.

Acredito que tudo isso, apesar deste "Apocalipse", está sob o controle das Leis e Justiça Divinas. Não é uma coisa "a esmo". É como se Deus estivesse dando a "última" chance para separar o "joio do trigo", porque deixando que isso aconteça, todos mostram a sua verdadeira face, com as máscaras caindo, com a pele de cordeiro sendo retirada, anjos e demônios, humanos e desumanos.

E haverá o "fim" dessa situação, o Apocalipse para muitos. A renovação para outros. Creio que o Cordeiro de Deus virá fazer essa justa aferição. Não que o mundo virará um paraíso, mas deixará de ser tão inferno.

Quem tem ouvidos, ouça...

quarta-feira, julho 08, 2009

Chico Xavier - O filme


Os sobrenomes coincidem e o ator Nelson Xavier vai "incorporar" Chico Xavier.

 



Estão sendo gravadas as cenas da produção cinematográfica brasileira "Chico Xavier - O filme".

 

O filme tem a sua estréia prevista para Abril de 2010.

 



Dirigo por Daniel Filho, produção da Globo Filmes e a Sony Pictures.

 

Com Letícia Sabatella, Cássia Kiss e grande elenco.

 

Daniel Filho, coordenador da "Globo Filmes" diz:
“Não sou espírita, nem católico. Sou materialista. Estou mais para física quântica que para espiritualismo. Mas a insistência dos espíritas para que fizesse o filme me comoveu. É a história interessante de um homem abnegado, um tema que merece atenção”, explica.

Daniel conheceu pessoalmente o médium mineiro. “Chico Xavier é um dos homens mais importantes do Brasil. Vou mostrar o ser humano, o homem que tem aura, que puxa para si a responsabilidade de paz e de espiritualidade, no sentido de paternidade. Quero manter o respeito que os brasileiros têm por esse homem humilde, que disse que só queria ir embora quando o povo estivesse feliz. Por coincidência, morreu aos 92 anos, no dia em que o Brasil ganhou a Copa do Mundo de 2002”, observa.
Veja o site oficial e acesse o blog

segunda-feira, julho 06, 2009

Educação das novas gerações


Fala-se tanto da necessidade em deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, esquece-se da urgência em deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.
Related Posts with Thumbnails