quinta-feira, abril 29, 2010
As Vidas de Chico Xavier
Até antes do filme "Chico Xavier - o filme" eu não havia me interessado em conhecer a biografia de Chico Xavier. Não por desinteresse de minha parte, mas por achar que fazendo isso eu estaria mais interessado na vida particular dele do que de suas obras.
O filme, de fato, despertou em mim o "pecado" da curiosidade e quis saber mais sobre esse ilustre mestre da humildade e abnegação. (Tudo bem Chico, sabemos que você não gosta de loas sobre si mesmo mas desculpe-me pela sincera admiração). Comprei o livro "As Vidas de Chico Xavier" (Marcel Souto Maior - Ed. Planeta).
Posso dizer, antes mesmo de acabar de devorar o livro: se o filme é bom, o livro é ótimo. Além disso elogio a Daniel Filho e sua equipe: seguiram o "ritmo" do livro.
O livro traz mais detalhes da vida de Chico Xavier e de sua íntima relação com o quase "obsessor" Emmanuel. (Obsessor porque ele é tão obstinado ao ponto de "colar" no Chico e conduzí-lo sob rédeas curtas - coitado do Chico, sem vida e vontade próprias).
Recomendo o livro e concluo que estou pensando seriamente que transformar-me (um dia, daqui há milênios) em espírito elevado terá um preço muito alto: viver pelo e para os outros. (risos)
domingo, abril 18, 2010
Falsos Profetas e os Vendilhões do Templo
Chegaram pois a Jerusalém. E havendo entrado no templo, começou a lançar fora os que vendiam e compravam no templo; e derribou as mesas dos banqueiros, e as cadeiras dos que vendiam pombas; e não consentia que qualquer transportasse móvel algum pelo templo. E ele os ensinava, dizendo-lhes: Porventura não está escrito que a minha casa será chamada casa de oração entre todas as gentes? E vós tendes feito dela covil de ladrões. O que ouvindo os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, andavam excogitando de que modo o haviam de perder, porque todo o povo admirava a sua doutrina, e tinham medo dele. (Marcos, XI: 15-18: e semelhante em Mateus, XXI: 12-13).
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:15-20
Já se alertava sobre este dois tipos de aproveitadores da fé alheia. Pessoas inescrupulosas que, em "nome de Deus", se arvoram de os representantes divinos e arrancam o dinheiro dos desavisados.
E, atualmente, essas duas figuras fundiram-se em um só tipo de "lobo vestido de cordeiro" e promovem os "milagres" incríveis.
Como pode uma pessoa que ficou "presa" por uma década em uma cadeira de roda sair andando? Os músculos não atrofiaram? As juntas não estavam "travadas" por falta de uso?
E um paciente "terminal" por causa de um cancêr e que mantinha-se na cama sair andando sem queixar-se dor?
Aquele "trabalhinho" na encruzilhada para que a pessoa consiga favores materiais sem esforço próprio?
E aquele "pedacinho do céu" prometido se o fiel dar o seu dízimo religiosamente?
A fé move montanhas, mas o que mostra por aí isso já é puro embuste.
Infelizmente as nossas leis protegem esses abusos e, a livre liberdade religiosa, esconde esses absurdos.
Quantos falsos pais-de-santos, pastores, padres e rabinos não existem por aí com as suas "curas", seus "milagres" e a sua "lábia"?
sábado, abril 10, 2010
Assisti ao "Chico Xavier - O Filme"
(os atores que interpretaram Chico: Nelson Xavier (esq), Matheus Costa e Ângelo Antônio)
Assisti, nesta semana, "Chico Xavier - O Filme".
Excelente filme! Muito bem produzido, um enredo que prende a atenção o tempo todo, elenco de primeira e uma história nobre de uma grande alma, Chico Xavier.
O filme já é recorde de bilheteria no ranking dos filmes nacionais. No primeiro fim de semana, foram 590 mil espectadores que estiveram nas salas de cinema.
Na sessão que assisti, 90% das poltronas estavam ocupadas e isso foi em um dia de semana.
Gostei muito porque não tentam endeusar e nem rebaixar essa famosa e iluminada pessoa. Apenas como ele foi, humilde, perseguido, brando, disciplinado e cristão.
Se sai da sessão de cinema com a sensação de que o mundo seria melhor se mais espíritos como Chico estivessem por aqui, encarnados. Se sai com a sensação de que o caminho para a Luz é longo, pedregoso mas que atinge-se a perfeita harmonia. Se saí com a sensação que há mais gente simpatizante das doutrinas espirituais como o Espiritismo do que se pensa.
Recomendo
quinta-feira, abril 08, 2010
Nosso Lar - O Filme
Parece que a indústria brasileira de cinema abriu os olhos para esse enorme nicho de mercado: o espírita. Apesar de que a maioria das pessoas simpatizantes ao Espiritismo ou a outras religiões mediúnicas (como a Umbanda e Candomblé) não responda acertivamente sobre o credo que professa ao censo demográfico, sabe-se que o número de adeptos e simpatizantes é enorme, daí esse grande público interessado pelas películas de histórias espirituais.
Acredito até que o filme "Chico Xavier" irá bater recordes de bilheteria. As salas estão sempre lotadas, ao menos na primeira semana de estréia.
Em setembro (03/setembro) será lançado o filme "NOSSO LAR - O filme" em que o espírito de André Luiz narra a sua trajetória pós-morte e nos mostra o que muitos temem: o umbral. Além disso ele narra o dia-a-dia de uma das mais conhecidas colônias espirituais, o Nosso Lar.
Quem leu o livro psicografado pelo médium Chico Xavier poderá conferir se o filme será fiel à obra e aos preciosos apontamentos de André Luiz.
Mais detalhes segue o link do site do filme: http://www.nossolarofilme.com.br/
Aguardarei ansiosamente pelo filme
Assinar:
Postagens (Atom)