sábado, setembro 28, 2013

Quem sou? O que sou? Onde estou?

Há momentos ou fases na nossa existência que nos fazem "descer" da viagem do trem da vida, passamos a preferir explorar a estação, optando por reformular as coisas.

Encontro-me neste momento...

Fui católico (não atuante), espírita (convicto) e umbandista (estudioso). Não abandonei minha fé, nem as minhas crenças, apenas deixei-as guardadas, sem praticá-las. Sinto-me apenas espiritualista, vagando. Perdido? Talvez...

Uma bela desculpa para esta minha reclusão religiosa, mas desiludi-me com as pessoas que não buscam a fé simples, a ajuda ao próximo, à busca contínua do aperfeiçoamento. Cansei-me disso e optei seguir um caminho mais individual. Errado isso? Talvez puro egoismo de minha parte, o que comprova que sou imperfeito e longe da angelitude.

Estou desperdiçando precioso tempo nesta parada ou busca? A minha própria consciência me julgará em momento oportuno.

Mas, prefiro não ser falso, prefiro assumir a minha incapacidade de manter um ritmo religioso já estabelecido.

Não vou buscar uma nova religião, nem esquecer-me ou desprezar aquelas doutrinas que tanto me ajudaram. Não será preciso. 

Só preciso, atualmente, do contato direto com Deus, sem crenças ou religiões. 

As nobres almas, sustentadoras e orientadoras de nós espíritos em evolução, sabem compreender este momento meu. 

Sinto necessidade apenas de estar "sentado", observando as coisas passarem por mim, desfrutar da "parada", da paisagem estática.

Logo, a própria Lei Universal me arrancará deste estado de torpor espiritual, dando-me aquele "empurrãozinho" (um belo chute no traseiro) e seguirei...

segunda-feira, novembro 08, 2010

O que aconteceu com tanta gente que já viveu na Terra? - Indagações Espíritas

Muitos espíritos já reencarnaram (diversas vezes), outros aguardam a sua vez de poderem novamente habitar um corpo material, outros estudam e nos auxiliam direta ou indiretamente, outros há muito tempo estão em zonas de sofrimento, pois ainda não se arrependeram dos seus erros e finalmente existem espíritos que por evolução moral, já não necessitam reencarnar, habitando outros mundos mais elevados.

quarta-feira, novembro 03, 2010

Completista

Relendo o livro Missionários da Luz (pelo Espírito André Luiz - Francisco Cândido Xavier - FEB), tenho me deparado com verdadeiros "tapas na cara". Obra válida também para aqueles que buscam o desenvolvimento das faculdades mediúnicas sobretudo no aspecto da educação/elevação moral. Cada capítulo traz um novo "chacoalhão" levando-me à real condição de endividado perante a vida.

Mas, o capítulo que trata dos "completistas" foi-me suficientemente valoroso. Como é duro estar ainda caminhando sobre esse charco de minhas imoralidades, como ainda envolvo-me em questões pequenas fazendo-as gigantescos dramas, como a egolatria alimenta minha alma e como insisto nos mesmos erros graças  às minhas mesquinharias olvidando os demais irmãos de seara humana.

Já percebei: sou um INcompletista, um derrotado que tem que, ao menos, admitir o desperdício de uma abençoada oportunidade e, ao menos, reformular o caminho. Mas, como são grandes as tentações materiais. Como é fácil escorregar. Como é difícil portar-se de maneira adequada.

COMPLETISTA: "É o título que designa os raros irmãos que aproveitaram todas as possibilidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferecia. Em geral, quase todos nós, em regressando à esfera carnal, perdemos oportunidades muito importantes no desperdício das forças fisiológicas. Perambulamos por lá, fazendo alguma coisa de útil para nós e para outrem, mas, por vezes, desprezamos cinqüenta, sessenta, setenta por cento e, freqüentemente, até mais, de nossas possibilidades. Em muitas ocasiões, prevalece ainda, contra nós, a agravante de termos movimentado as energias sagradas da vida em atividades inferiores que degradam a inteligência e embrutecem o coração. Aqueles, porém, que mobilizam a máquina física, à maneira do operário fidelíssimo, conquistam direitos muito expressivos em nossos planos. O “completista”, na qualidade de trabalhador leal e produtivo, pode escolher, à vontade, o corpo futuro, quando lhe apraz o regresso à Crosta em missões de amor e iluminação, ou recebe veículo enobrecido para o prosseguimento de suas tarefas, a caminho de círculos mais elevados de trabalho." (trecho extraído do livro citado)

quinta-feira, setembro 23, 2010

Falando em filmes espiritualistas...

Em meados do ano que vem, estreiará outro filme "espiritualista".

Hereafter (Na outra vida) acompanha a história de três pessoas; George (Matt Damon), um médium de San Francisco que não consegue se conectar emocionalmente com sua namorada (Bryce Dallas Howard); Marie (Cécile de France), uma apresentadora de talk show da França que teve uma experiência de quase-morte durante o tsunami asiático de 2004 e na última trama, dois gêmeos (Frankie e George McClaren) são separados por um acidente.


Estréia 11 de Fevereiro de 2011
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Peter Morgan
 
Fonte: IMDB

Nosso Lar II - Continuação do filme


Nosso Lar, filme baseado em obra de Chico Xavier que já levou cerca de 2 milhões de espectadores aos cinemas, ganhará uma continuação.


Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, os produtores de Nosso Lar já começaram a preparar o segundo filme.

Ainda de acordo com a colunista, Nosso Lar 2 será uma adaptação de Os Mensageiros, segundo livro do espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier.

Wagner de Assis, diretor do primeiro filme, será o diretor da sequência.
 
Fonte: Cinema 10

segunda-feira, setembro 20, 2010

Assisti ao filme "Nosso Lar


Assim que as primeiras imagens do filme "Nosso Lar" apareceram, fui tomado por uma forte emoção e um arrepio percorreu meu corpo. É emocionante constar que aquela obra "ditada", na década 40 do século passado, por meio de um médium pouco conhecido, na época, fosse virar filme em âmbito nacional (por enquanto). Emocionante saber que aquele livro, que transformou a minha concepção sobre a espiritualidade, fosse ser transposto para o cinema para atingir uma massa maior de pessoas.

Pessoalmente não gostei do filme tanto quanto a minha ansiedade esperava. O filme é bom, mas para mim, ele deixou escapar oportunidades de maior esclarecimento espiritual (tratado no livro). Se sai do cinema com aquelas reflexões e pensamentos. Mas saí um pouco decepcionado. Não que o filme deveria converter quem quer que seja, mas outros foram os filmes não espíritas que deixaram uma mensagem maior.

Talvez eu esteja exigente demais, afinal já é a terceira obra cinematográfica brasileira tratando de conceitos espirituais (e espíritas) de modo sério.

Em tempo, os mesmos produtores do filme, estudam transformar o longa em série televisiva, onde os assuntos deixados de lado no filme podem ser retratados na série de TV.

Recomendo e tomara que o filme possa ser distribuído para outros povos, línguas e culturas.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Factóides sobre Chico Xavier



Existem coisas que ao invés de melhorar ou manter uma imagem, pioram-na, estragam-na.

Essa "história" sobre o tal "código secreto" que Chico Xavier teria criado e deixado com três pessoas de confiança dele (o seu filho adotivo, o seu médico particular e uma amiga) para que autenticasse possíveis mensagens post mortem do Chico Xavier me faz torcer o nariz.

Outra suposição acerca da reencarnação de Emmanuel, o guia espiritual de Chico, que "Segundo os espíritas Emmanuel estaria em São Paulo e seria um menino de 10 anos" - diz o site do "Fantástico" (programa dominical da Rede Globo).

Essas duas coisas cheiram-me a factóide.(Factóide: É um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, este pode ser verdadeiro ou não. - Fonte: Wikipédia)

Sobre a suposta reencarnação de Emmanuel, primeiramente eu pergunto: segundo quais espíritas? Que espírita sério se dignaria em dar uma notícia dessa? Que objetivo teria saber onde e quem seria Emmanuel antes mesmo dele se "mostrar" (se é que ele quer mesmo aparecer?) Quem disse isso e se fez representante dos espíritas?

Sinceramente, esses supostos espíritas que deram essa notícia querem mesmo é auto-promoção.

Emmanuel é, como qualquer um, um espírito em evolução e que pode ter optado ou sido obrigado a reencarnar-se. Qual é a surpresa disso? E se ele passar desapercebido, qual seria a diferença?

Sobre o suposto código secreto, tenho as minhas dúvidas.

Chico Xavier detestava a propaganda de sua pessoa, detestava os holofotes, abria mão de qualquer sucesso pessoal, fugia de escândalos e confetes. Então, por que Chico iria inventar o tal código secreto se isso iria gerar ruído sobre sua imagem e sobre a sua obra?

"Pelos frutos se conhece a árvore", ditado popular que qualquer espírita de verdade conhece e leva a sério. Chico não era diferente e sabia que qualquer mensagem dele teria a autenticidade pelo próprio teor da mensagem, não necessitando de códigos secretos para provar ou não se é ele.

Há outro aspecto: muitos espíritos que se comunicam dizem sobre a dificuldade da comunicação espiritual através de médiuns porque há barreiras em função da própria mediunidade que serve de "filtro" que pode distorcer uma comunicação. Dito isso, quero afirmar que se Chico se comunicasse poderia sequer passar tal código devido à interferência mediúnica. Isso faria que uma verdadeira mensagem de Chico fosse considerada falsa porque não contem o tal código.

Eu poderia elocubrar mais, entretanto termino este post com a seguinte pergunta:

Será que Chico Xavier queria mesmo fazer parte de uma trama que beira filme de ficção?

Eu se fosse o Chico nem pensaria em comunicar-me com a Terra.








Related Posts with Thumbnails