sexta-feira, julho 31, 2009

O que é Macumba?



Você sabia que a palavra Macumba era o nome dado a um instrumento musical de percussão utilizado pelos negros no final do século XIX e os tocadores eram conhecidos como Macumbeiros e por essa associação, ligada ao racismo e preconceito religioso estes termos foram deturpados e relacionados injustamente com trabalhos de magia-negra, perdurando até os dias de hoje ?

Popularmente, a palavra macumba é utilizada para designar genericamente os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, tais como os bantos, como o Candomblé e a Umbanda.

Macumba, na acepção popular do vocábulo, é mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, "despacho", coisa-feita, mironga, mandinga, muamba;

Palavra usada no sentido pejorativo para se referir ao candomblé ou à umbanda;

Diz-se mais comumente macumba que candomblé, no Rio de Janeiro, e mais candomblé do que macumba, na Bahia.

O conceito da macumba está tão arraigado na cultura popular brasileira, que são comuns expressões como "xô macumba" e "chuta que é macumba" para demonstrar desagrado com a má sorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar. São também muito comuns amuletos que vão desde adereços até objetos que remetem aos utilizados nos cultos religiosos.

Fonte: Wikipedia

2 comentários:

EXECUTOR disse...

macumba mas com outro aspecto, o formato é o de dois bongos unido pelo fundo com couro nas duas extemidades e os couros são presos por cordas onde ao se precionar muda o som de mais grave para mais agudo

Anônimo disse...

A minha religião é obedecer as palavras de Deus que esta escrito na Biblia e todos os que se levanta contra a palavra de Deus esse tal não é dele e umas das palavras que esta escrito em Deuteronômio 18,10 ao12 diz assim. Não haja no teu meio quem faça passar pelo fogo o filho ou a filha nem adivinhador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encatador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos o Senhor abomina todo aquele que faz essas coisas. você que esta analisando as minhas palavras é para você que o Espírito de Deus manda escrever seja sabio na sua escolha a dois caminho toma a sua decisão com sabedoria não temas só crê.

Related Posts with Thumbnails