quarta-feira, setembro 02, 2009

Os corpos de um ser humano





A personalidade humana , animada pelo fenômeno chamado vida, é manifestada através de um conjunto de estruturas chamadas "corpos", conhecidos desde a mais remota antigüidade, estes corpos , são em número de sete.





1 – CORPO FÍSICO - É a parte mais conhecida é estudada pala ciência oficial e é o veículo mais grosseiro. Também chamado de Soma.


O corpo físico ou corpo somático é o veículo de expressão de um espírito com o mundo material. É constituído por energia condensada, isto é, energia que vibra em baixíssima freqüência.



Este corpo é reflexo direto do corpo espiritual. Assim, qualquer desequilíbrio no corpo astral, o corpo físico refletiria através de doenças, desequilíbrios mentais, desequilíbrios orgânicos, gastos energéticos excessivos, etc.
O corpo físico é constituído de órgãos que compõe vários sistemas, temos, então, o sistema respiratório, digestivo, ganglionar, etc.



Todo este organismo consome energia e é mantido através de processos respiratórios e alimentares, pelo lado material. Pelo lado espiritual este organismo físico é mantido pelo corpo astral, que envia-lhe energias sutis, através dos chacras ou centros energéticos.



O corpo físico é a manifestação física do espírito, seu padrão vibratório, seu carma e sua condição evolutiva. É através do vaso carnal, que o espírito encarnado expressa a sua personalidade espiritual, limitada pelo impositivo material, ela tem campo restrito de expansão espiritual. A mediunidade e seus fenômenos propiciam certa ampliação nas percepções do espírito encarnado.





2 - DUPLO ETÉRICO, O segundo veículo é sede dos PLEXOS e responsável pelos automatismo vitais, verdadeira usina geradora de energias.



O Corpo Etéreo ou Duplo Etérico é o corpo constituído de material semi-físico e semi-espiritual, isto é, é constituído de substâncias espirituais materializadas e substâncias físicas sutis.

Ele existe como ponte ou elo de ligação entre os corpos material e espiritual, codificando e decodificando ou materializando e espiritualizando as energias que se movimentam entre os dois planos, o físico e o espiritual.

Este corpo é formado no momento exato da fase inicial da reencarnação de um espírito e é destruído momentos após o desencarne de um espírito.

Seguindo Leis Universais Espirituais, em que todo elemento físico tem a sua contrapartida espiritual, o Duplo Etérico é a contrapartida do corpo físico.


O Corpo Etéreo efetua a de ligação através de centros energéticos denominados Plexos, que nada mais são que cópias semi-materializadas dos Grandes Chacras. O número de Plexos, portanto, é idêntico ao dos Grandes Chacras, isto é, sete.



Os Plexos atuam diretamente no corpo físico através dos órgãos físicos e seus sistemas (digestivo, coronário, cerebral, sexual, glandular, entre outros).






3 - O terceiro veículo é conhecido como CORPO ASTRAL OU Perispírito. Além de servir de molde para a construção do corpo físico, é a sede das emoções . Recebe e executa os impulsos programáticos e delineadores, oriundos das memórias pretéritas visando o reajuste dos propósitos e ações da criatura dentro do que determinam os princípios evolutivos, atendendo a necessidade individual de cada ser.

Assim, o perispírito é moldado pela vontade e/ou capacidade que o espírito tem, mas o ambiente em que se encontra também influenciará este molde.

Este corpo é capaz de manifestar, energeticamente, o padrão mental do espírito no corpo físico, somatizando tais estados consciencionais. Razão essa que explica que determinadas doenças ou defeitos físicos possam aparecer em uma pessoa

O corpo astral além de ser constituído energeticamente por material astral disponível moldado pela mente de um espírito, possue um complexo sistema de controle energético denominado de Chacras.

Os Chacras são espécie de rodas energéticas receptoras e emissoras de energia. Tais rodas são verdadeiros poros energéticos existente num perispírito e que são responsáveis, portanto, pelas trocas de energia entre o espírito e o ambiente em que ele se encontra.

Os Chacras pulsam energias de acordo com o padrão vibratorial de um espírito, atraindo ou repelindo energias

O corpo astral possui um conjunto de Grandes Chacras e Chacras menores. Para efeito didático, será abordado apenas o conjunto dos principais chacras, que são em número de sete. Os chacras estão posicionados em pontos específicos do corpo astral e cada um deles está ligado a uma côr padrão

Chacra........................Localização.............................Cor
Coronal (Coroa).................No topo da cabeça..............................Dourada, Branca e lilás
Frontal (terceiro olho)......No meio da testa................................Azul
Laríngeo.............................No meio do pescoço............................Azul Claro
Cardíaco.............................Na região do coração..........................Verde
Gástrico..............................Na região do estômago......................Amarela
Esplênico............................Na região do umbigo..........................Laranja
Básico ou Sacro.................Na região do pubis..............................Vermelha



4 - O quarto corpo é conhecido como CORPO MENTAL INFERIOR. É o detentor dos atributos dos cinco sentidos e da intelectualidade.
5 - O quinto corpo é o CORPO MENTAL SUPERIOR. É o" senhor " da vontade e da imaginação.
6 - O sexto corpo é o CORPO BÚDICO. É o grande banco de dados da consciência, onde estão armazenados bilhões de anos de experiência vivenciadas pelo Espírito eterno É no corpo BÚDICO que acontece a elaboração , triagem, seleção e delineamento dos rumos que devem ser seguidos e vividos pela parte encarnada.

7 - O sétimo corpo é o CORPO ÁTIMO, MÔNADA OU CENTELHA DIVINA, é o principio , semente e motor da vida. A "alma".
Algumas doutrinas e escolas espirituais aceitam ou abordam somente a existência de três corpos, o físico, o espiritual e a alma.

1 comentários:

tereza ferraz disse...

Está excelente a explicação.
Parabéns!

Related Posts with Thumbnails