quarta-feira, setembro 15, 2010

Factóides sobre Chico Xavier



Existem coisas que ao invés de melhorar ou manter uma imagem, pioram-na, estragam-na.

Essa "história" sobre o tal "código secreto" que Chico Xavier teria criado e deixado com três pessoas de confiança dele (o seu filho adotivo, o seu médico particular e uma amiga) para que autenticasse possíveis mensagens post mortem do Chico Xavier me faz torcer o nariz.

Outra suposição acerca da reencarnação de Emmanuel, o guia espiritual de Chico, que "Segundo os espíritas Emmanuel estaria em São Paulo e seria um menino de 10 anos" - diz o site do "Fantástico" (programa dominical da Rede Globo).

Essas duas coisas cheiram-me a factóide.(Factóide: É um fato divulgado com sensacionalismo pela imprensa, este pode ser verdadeiro ou não. - Fonte: Wikipédia)

Sobre a suposta reencarnação de Emmanuel, primeiramente eu pergunto: segundo quais espíritas? Que espírita sério se dignaria em dar uma notícia dessa? Que objetivo teria saber onde e quem seria Emmanuel antes mesmo dele se "mostrar" (se é que ele quer mesmo aparecer?) Quem disse isso e se fez representante dos espíritas?

Sinceramente, esses supostos espíritas que deram essa notícia querem mesmo é auto-promoção.

Emmanuel é, como qualquer um, um espírito em evolução e que pode ter optado ou sido obrigado a reencarnar-se. Qual é a surpresa disso? E se ele passar desapercebido, qual seria a diferença?

Sobre o suposto código secreto, tenho as minhas dúvidas.

Chico Xavier detestava a propaganda de sua pessoa, detestava os holofotes, abria mão de qualquer sucesso pessoal, fugia de escândalos e confetes. Então, por que Chico iria inventar o tal código secreto se isso iria gerar ruído sobre sua imagem e sobre a sua obra?

"Pelos frutos se conhece a árvore", ditado popular que qualquer espírita de verdade conhece e leva a sério. Chico não era diferente e sabia que qualquer mensagem dele teria a autenticidade pelo próprio teor da mensagem, não necessitando de códigos secretos para provar ou não se é ele.

Há outro aspecto: muitos espíritos que se comunicam dizem sobre a dificuldade da comunicação espiritual através de médiuns porque há barreiras em função da própria mediunidade que serve de "filtro" que pode distorcer uma comunicação. Dito isso, quero afirmar que se Chico se comunicasse poderia sequer passar tal código devido à interferência mediúnica. Isso faria que uma verdadeira mensagem de Chico fosse considerada falsa porque não contem o tal código.

Eu poderia elocubrar mais, entretanto termino este post com a seguinte pergunta:

Será que Chico Xavier queria mesmo fazer parte de uma trama que beira filme de ficção?

Eu se fosse o Chico nem pensaria em comunicar-me com a Terra.








2 comentários:

★Isa Mar disse...

Oi Edu, eu também fiquei a pensar em muitas coisas quando assisti a reportagem do fantástico.
Essa história de códigos pode gerar muitas polêmicas.
O Chico em sua roupagem carnal tinha muitas limitações como muitos outros que por aqui passaram.
O próprio mentor dele questionou sobre a peruca que usava, sobre o pavor que teve no avião e tantas outras coisas.
Uma coisa eram as convicções que ele tinha quando encarnado e outra é como ele vê as coisas agora quando seu espírito está mais liberto.
O que era importante pra ele em vida com certeza não o é agora que tem uma visão mais abrangente de tudo.
Será mesmo que agora ele dá importância aos códigos e palavras que deixou e se é que deixou?
Agora quanto á ele se comunicar com a terra, diante da vida que levou, com certeza vai querer continuar seu trabalho, senão nem teria reencarnado aqui em missão.
Um espírito que doou toda sua vida em nome do Amor e da dedicação não iria agora abandonar tudo o que pregou e acreditou, afinal ajudar a abrir a mente de tantos que ainda dormem é o dever de todo aquele que se diz Cristão.
Beijos em seu coração!

Anônimo disse...

Pois é, Edu, você tem toda a razão.
É impressionante como as pessoas perdem tempo com bobagens em vez de concentrarem-se nas coisas essenciais! Pura autopromoção, sacanagem, coisa nenhuma! Mas isso, de procurar "cabelo em casca de ovo" faz parte mesmo de nossa natureza humana, imperfeita. Tem coisas tão importantes para o nosso crescimento e evolução espiritual no filme e estão se preocupando em fazer polêmica com superficialidades? Coisas do fantástico! E as pessoas ainda caem nessa. Avemaria!
Ótimo post. Bjsssss

Related Posts with Thumbnails